Como aumentar o lucro mensal do pet shop?
Você deseja aumentar o lucro mensal do pet shop ou banho e tosa, mas não sabe como?
Deseja alcançar e fidelizar ainda mais clientes para o seu estabelecimento?
Acredite, essa é uma dor de muitos empreendedores no ramo pet, porém, algumas atitudes simples podem fazer com que você aumente e muito a sua receita, conquistando ainda mais espaço e relevância na sua região e segmento de atuação.
Afinal, o setor de pet shop só cresce: de seis anos para cá, foi registrado um aumento de 316%, aumento percebido inclusive durante a pandemia, segundo relatório desenvolvido pelo DataHub, empresa de análise de dados.
Só no ano passado (2022), a CNN registrou quase 23 mil lojas de pet shop ativas, enquanto que em 2016 existiam apenas 5,5 mil estabelecimentos.
Grande diferença, não é mesmo?
Esse é um nicho que só tende a crescer, assim como diversos outros do segmento pet, uma vez que dados do IBGE apontam que já existem muito mais pets do que crianças nas casas brasileiras.
Não bastasse isso, muitos pais de pets têm registrado o comportamento de proporcionar muito mais do que apenas o básico aos seus filhos de quatro patas, como alimentação e saúde, por exemplo.
É por isso que você deve investir ainda mais em aumentar o faturamento do seu pet shop, pois ainda há muito espaço para crescimento!
Mas não se preocupe, porque a Loop Pet Store reuniu as dicas que você precisa para isso acontecer!
Vamos conferir?
Esteja por dentro das tendências do mercado pet
Recentemente, fizemos em nosso blog um artigo sobre as principais tendências do mercado pet para 2023, assim como alguns dados e estatísticas que são importantes para que você se atualize sobre como está o mercado. Clique aqui para conferir.
Assim, algo que tem sido percebido por especialistas do segmento é o que já foi falado: os pais de pets têm saído do básico, oferecendo qualidade aos animais de quatro patas, especialmente no que diz respeito a acessórios de luxo, spa days, hotéis, creches para animais, comidas saudáveis…
Não tenha medo de investir no novo e em serviços premium, pois essas demandas têm crescido no mercado.
💡 Sugestão de leitura: Groomer pet: conheça o profissional da estética canina.
Alinhe, dentro do possível, prestação de serviços como banho e tosa, day care, atendimento com vendedores experientes, e produtos premiums já destacados.
Segundo Paulo Nassar, dono da grande rede de estabelecimento pet Cobasi, 80% das pet shops fecham após três anos. Por isso, é importante não somente gostar de pets, mas inovar no que é oferecido e entender de gestão e vendas, que falaremos a seguir.
Arrume os produtos da pet shop de forma estratégica
Para aumentar o lucro mensal do pet shop, invista no seu visual, e alinhe os produtos de uma forma estratégica, pensando especialmente no caminho que o consumidor percorrerá dentro de sua loja.
Assim, você irá assegurar que ele tenha contato com o que você deseja que ele visualize primeiro, gerando o desejo e, consequentemente, a compra.
Essa é uma dica que já funciona em supermercados: os produtos são colocados nas gôndolas de acordo com estudos de comportamento dos consumidores, e que farão com que compre, muitas vezes, por impulso.
Exemplo disso são os doces já na entrada do supermercado ou perto dos caixas: eles são colocados estrategicamente lá, pensados e organizados de forma a influenciar o consumo, mesmo que o consumidor não tenha planejado levar aqueles itens inicialmente quando saiu de casa.
Essa dica também já foi testada e comprovada no segmento pet, e trazida pelo empresário Ricardo Matos, dono da rede de pet shops ‘’100% PET’’.
Em uma entrevista, ele relatou que, apesar da ração ser um dos itens que mais tem procura no estabelecimento de pet shop, ela não é o produto mais lucrativo.
Por isso, uma boa sugestão é colocá-la no final do estabelecimento, fazendo com que o consumidor percorra toda a sua loja e se depare com diversas ofertas antes de chegar ao que realmente veio com o intuito de compra.
Assim, fazendo com que os pais de pets entrem no seu estabelecimento e tenham uma experiência de compra baseada em uma jornada que percorrem dentro da sua loja, as chances de você aumentar o faturamento irão crescer.
Faça uma boa gestão de estoque de produtos
Para aumentar o lucro mensal do pet shop, fazer uma boa gestão do seu estoque de produtos fará com que você, além de garantir uma boa administração do seu negócio, tenha a chance de aumentar os seus ganhos.
Você não quer ter a surpresa de ficar sem estoque para os produtos que mais saem e ter a chance de perder os seus clientes para a concorrência, não é mesmo?
Ou ainda, correr o risco de acabar sempre pedindo mais estoque de produtos que não possuem uma saída e que, através de uma boa gestão, você poderia rapidamente ter identificado isso.
Por isso, se atente aos produtos que os seus clientes mais pedem, e gerencie o seu estoque para garantir que não haverá falta, nem mesmo você ficará com produtos parados, que poderiam estar gerando lucro para o seu estabelecimento.
De tempos em tempos, crie ofertas especiais para produtos que estão próximos ao vencimento, ou que possuem pouca saída, para que você consiga fazer girar o seu fluxo de caixa mais rapidamente.
Encontre formas de fidelizar os seus clientes
Estabelecer incentivos para que o cliente retorne ao seu estabelecimento é uma excelente estratégia pós venda.
Da mesma forma, você pode oferecer descontos para indicações, ou descontos em produtos/serviços caso haja recorrência de compra, ou compras acima de um valor ‘’X’’.
Para isso, analise o que a sua concorrência já está fazendo e estude o comportamento de compra do seu público, para oferecê-los condições vantajosas e que incentivam que ele mantenha o relacionamento com a sua pet shop.
Invista em marketing e relacionamento com os clientes
Existe uma premissa básica que norteia ações de marketing e que pode ser utilizado para aumentar o lucro mensal do pet shop: quem não é visto, não é lembrado!
Isso pode acontecer até mesmo com clientes que já compraram com você.
Por isso, tenha dados dos seus clientes para constantemente encaminhar mensagens, seja em datas comemorativas ou com oferta de promoções, para que você constantemente seja lembrado por eles.
Além disso, invista em ações de marketing para atrair novos clientes locais, assim como o marketing digital para a sua região, uma vez que hoje o site e as redes sociais são o nosso cartão de visitas.
Não deixe de movimentá-los com fotos do seu estabelecimento, fotos de produtos, dos serviços (como as fotos dos pets no banho e tosa, por exemplo), assim como ofereça conteúdo de qualidade e de valor para aumentar o seu relacionamento com esses clientes.
Certamente, boas ações de marketing serão um diferencial para que você se destaque da sua concorrência!
Tenha acessórios pet de qualidade
Uma das dicas mais importantes para aumentar o lucro mensal do pet shop é oferecer acessórios pet de qualidade, especialmente se a sua pet shop possui o serviço de banho e tosa.
Como dito, os pais de pets estão interessados em oferecer mais que o básico para seus bichinhos, sendo que os laços, gravatas, golas e apliques utilizados após a tosa podem ser um diferencial para você ganhar o coração dos seus clientes.
💡 Leia também: Tipos de tosa mais utilizados em cachorro
Afinal, eles fazem toda a diferença no tipo de corte feito no animalzinho, dando um destaque especial para o trabalho, quando este é feito com capricho e com qualidade.
E de qualidade os produtos da Loop Pet Store entendem! Tudo é feito com um acabamento impecável, costurado e com tecido, para que os materiais tenham uma durabilidade ainda maior.
Assim, os pets saem do estabelecimento cheirosos e ainda com um acessório que foi produzido com muito carinho, podendo ainda ser temático com uma data comemorativa, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo…
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Assim, muito mais do que um custo para a sua pet shop banho e tosa, os acessórios pet são um investimento essencial do seu negócio, visto que a beleza dos pets tem sido considerado um fator principal de bem-estar para eles.
Venda acessórios pet de forma individual nas prateleiras
Outro ponto que pode ser uma estratégia para vender ainda mais no pet shop é através da venda dos acessórios diretamente nas prateleiras.
A saída de acessórios como lacinhos, gravatinhas, golas e apliques têm uma excelente lucratividade para os pet shops, já que os cliente amam enfeitar seus filhotes de quatro patas.
Muito além da estética, também a praticidade: os laços, por exemplo, são excelentes para auxiliar a prender o pelo do pet que fica em contato com o olho, para aqueles doguinhos que possuem a pelagem longa.
Da mesma forma, essa é uma excelente opção para não deixar os acessórios utilizados no banho e tosa sobrando, assim como evitar de correr o risco de repeti-los nos pets que vão para a tosa frequentemente, não é mesmo?
E aí, conta para a gente: você já segue alguma dessas estratégias para aumentar o lucro mensal do pet shop? Já colocou em prática alguma delas?
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