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<strong>Tendências do mercado pet shop para 2023</strong>

Tendências do mercado pet shop para 2023

As estatísticas apontam que o mercado pet shop está em alta para 2023, e a tendência é que os números continuem crescendo cada vez mais. 

Isso porque, segundo dados do Instituto Pet Brasil do ano de 2021, o Brasil é o terceiro país com o maior número de animais domésticos no mundo.

Em números, foi levantado cerca de 149,6 milhões de pets no país, o que significa que 70% da população tem um pet em casa, sendo que 58% deles são cães. 

Isso beneficia todos os envolvidos com o segmento, como por exemplo:

  • clínicas veterinárias;
  • banho e tosa;
  • e-commerces;
  • hotéis para pets;
  • alimentação pet;
  • cuidado pet;
  • estética pet;
  • acessórios pet.

Pensando nisso e por atuar no nicho de acessórios pet no atacado, a Loop Pet Store está por dentro do que está em alta no mercado atualmente, sendo que nós vamos compartilhar com você as principais tendências para esse ano

Continue a leitura para saber mais!

Principais estatísticas que apontam o crescimento do mercado pet

Antes de falar sobre os principais serviços em alta para a área, vale a pena conferir as principais estatísticas de lucro e crescimento, que confirmam a relevância que o segmento vem ganhando nos últimos anos.

Para Nelo Marraccini, presidente do Instituto Pet Brasil, o mercado ganhou ainda mais força e resiliência após a pandemia, o que demonstra que o Brasil é um dos países mais apegados e cuidadosos com os seus pets, até mesmo em tempos difíceis.

Nas palavras do executivo: “Os brasileiros têm uma relação muito próxima com seus pets e não deixam de cuidar deles, mesmo com as dificuldades impostas pela crise”

No período pandêmico, o faturamento foi de 46,45% a mais em relação aos anos anteriores. Isso porque muitos decidiram adotar pets nesse período, para amenizar as sensações negativas do isolamento. 

Assim, o número de ‘’pais de pets’’ aumentando fez com que o mercado esquentasse ainda mais, sendo que a expectativa é que o consumo de produtos e serviços continue crescendo.

Dados do Sebrae apontam que em 2021 e 2022 foram abertas mais de 18.278 pet shops, sendo que o número de empresas no setor de pets em geral ultrapassou 285 mil.

Acerca dos valores, em 2021 foi apurado um faturamento de R$ 24,8 bilhões, divididos entre os setores:

  • pet shops de pequeno e médio porte – 48%;
  • clínicas e hospitais veterinários – 18%;
  • agro lojas – 9,8%;
  • varejo alimentar – 8,6%;
  • pet shops de grande porte – 8%;
  • comércio eletrônico – 5,4%.

Os números não mentem, minha gente: é fato inegável que o segmento é um ótimo investimento, uma vez que todo pet necessita de higiene, saúde, alimentação

 E já que eles são considerados os melhores amigos do homem, nada mais justo que também recebam uns mimos a mais, não é mesmo?

Sendo assim, vamos falar sobre as principais tendências de serviço no mercado pet shop para 2023. Muitos deles são inovadores, então vale a pena conferir! 

Dog Walker

Existem muitos cães que, pela rotina atarefada de seus donos, acabam saindo pouco de casa. 

Isso pode levar ao estresse e ansiedade dos doguinhos, uma vez que eles precisam de estímulos e ambientes livres  para correr, estimular o faro e suas habilidades de caça, corrida, etc. 

Essa necessidade fez com que o mercado se movimentasse e criasse o ‘’Dog Walker’’ (tradução — passeador de cachorros), que, como o próprio nome sugere, são profissionais responsáveis por estimular os passeios ao ar livre, proporcionando maior qualidade de vida à eles. 

A prática já é muito comum, especialmente em grandes cidades e envolvendo tutores que vivem em prédios e não possuem locais amplos para o seu cachorro explorar.

Há, ainda, muitos pais de pets que preferem levá-los para locais ainda mais interativos durante o dia, como as creches, que serão faladas abaixo. 

Creche ou Day Care

Verdade seja dita: quem é que nunca saiu de casa e ficou com dó de deixar o seu pet o dia inteiro sozinho?

Muitos cães passam muito tempo durante o dia sem companhia, em razão de seus donos passarem a maior parte do tempo trabalhando. 

Pensando nisso, surgiu o segmento de creche para os pets, também conhecido como day care.

O mercado ganhou especial atenção após a pandemia, já que muitos donos tiveram que retomar a trabalhar de forma física, impossibilitando a convivência com o cachorro durante a semana. 

Assim como a falta dos passeios diários citados no tópico acima, a solidão pode afetar a saúde emocional do pet, afetando também a sua saúde física. 

A creche também é excelente para a socialização com outros cachorros, gerando ainda mais diversão e entretenimento para eles. 

Os serviços que envolvem a creche para pets é feito através de uma programação de atividades que envolvem: refeições, descanso, exercícios e brincadeiras. 

Certamente, a creche ou day care como muitas pessoas preferem chamar, é uma excelente opção de negócio para apostar no mercado pet, sendo uma aposta para 2023 e para os anos seguintes.

Alimentos pet

Uma tendência do mercado pet shop para 2023 e, provavelmente, para os próximos anos, é o setor de alimentos pet, especialmente a alimentação natural

Essa é uma área extremamente nichada, e com um potencial incrível de crescimento, já que muitos tutores não são adeptos às rações e petiscos convencionais, preferindo por alimentos mais saudáveis aos seus bichinhos de quatro patas. 

As rações naturais também podem ser uma opção, pois alimentos com corantes, aromatizantes e outros ingredientes industrializados são prejudiciais à saúde do animal a longo prazo. 

Porém, a opção dos alimentos por si só também é uma boa alternativa, sendo eles naturais ou não, já que esse nicho possui uma alta demanda no segmento, obviamente por ser uma necessidade recorrente dos pets. 

Diversos serviços em um estabelecimento só 

Uma ótima forma de fidelizar os seus clientes e se destacar da concorrência é oferecer diversos serviços relacionados no mesmo lugar, como por exemplo: estética animal, alimentação natural e venda de acessórios, que será falado de forma mais detalhada no tópico abaixo. 

Há ainda clínicas veterinárias que já oferecem serviços de banho e tosa de forma adicional, o que é extremamente benéfico, uma vez que especialistas na saúde animal podem garantir o melhor uso de produtos para pets específicos, especialmente em casos de alergias, doenças relacionadas à pele do animal, etc. 

Assim, é possível utilizar técnicas de vendas e oferecer pacotes que influenciam a compra de mais de um produto ou serviço, com vantagens e promoções exclusivas.

Portanto, para ser mais assertivo analise o perfil dos clientes, que são os cuidadores dos pets, e verifique os principais serviços que ele consome relacionado ao seu animal de estimação, para então estudar a possibilidade de oferecer todos em um local só. 

Por fim, se você deseja inovar no mercado pet shop, analise os serviços humanos que são possíveis de serem replicados aos animais de estimação, uma vez que os tutores de pet os consideram como filhos, trazendo à eles o mesmo cuidado, atenção e conforto que uma criança demandaria

Acessórios pet

Vamos combinar uma coisa: quem é que não ama ver o seu pet enfeitado com algum acessório? 

Além de tudo isso, eles são itens essenciais em diversas ocasiões: a cada banho e tosa é utilizado uma gravata, gola, laço ou outro acessório para deixar o pet ainda mais charmoso

Eles também são muito utilizados em ocasiões especiais, como datas comemorativas, dia das mães, dos pais, Páscoa, Natal, etc. 

Há ainda os papais de pets mais vaidosos,que não abrem mão de embelezá-los com os adereços, mesmo no dia a dia: além de fofos, acessórios como lacinhos auxiliam a proteger o pelo que cai no olho dos pets, especialmente para os mais peludos.

Sendo assim, o mercado de acessórios pet se tornou uma demanda recorrente, uma vez que a beleza e estética tem se tornado uma prioridade para os papais de pets que não abrem mão de ver seus bichanos arrumadinhos. 

É possível lucrar muito com a revenda de acessórios ou ainda oferecendo-os como mimos na prestação dos demais serviços. Certamente você irá encantar e fidelizar seus clientes ainda mais! 

Confira abaixo como é possível obter uma renda com a venda dos acessórios 👇

Lucre mais acrescentando acessórios pet ao seu negócio

Como dito, os acessórios pet são itens essenciais em todo banho e tosa, além de que todo pai e mãe de pet gosta de ter acessórios exclusivos para adicionar ao pelo do pet no dia a dia. 

Em todos os serviços mencionados, é possível adicionar um extra através da revenda de laços, bandanas, golas, adesivos e demais acessórios pet. 

Reforçando a ideia de oferecer diversos produtos e serviços de uma vez só, esta é uma excelente alternativa, uma vez que pode ser um complemento de quase todos os tipos de negócios do mundo pet.

Por isso, não perca a oportunidade de lucrar ainda mais: se você já tem clientes no nicho, por quê não acrescentar outros produtos que podem garantir uma renda maior para a sua empresa?

A Loop Pet Store trabalha com uma linha de produtos de acessórios pet no atacado, fabricados em tecido de criação própria e com excelente acabamento, que torna os acessórios confortáveis e estilosos ao mesmo tempo.

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